Pilates para saúde da mulher
Devido a correria do dia a dia, muitas mulheres buscam alternativas para cuidar do corpo, através de exercícios e/ou terapias. Um dos métodos tem sido o Pilates, devido aos inúmeros benefícios e as suas variedades de exercícios.
O Pilates é um método completo onde vê o indivíduo como um todo, trabalhando o corpo e a mente, ele é realizado seguindo seis princípios básicos: centralização (powerhouse ou core), respiração, concentração, precisão, controle e a fluidez. Os exercícios podem ser realizados no solo, aparelhos e com acessórios. É um método onde é focado a individualidade de cada aluno, as aulas são montadas conforme a necessidade e os objetivos do praticante, sendo eficaz e trazendo ótimos resultados. Ele trabalha alongamento e fortalecimento global de forma equilibrada.
O método pilates sendo realizado corretamente e com regularidade traz inúmeros benefícios na saúde da mulher, tais como: melhora da postura, da flexibilidade e do tônus muscular, melhora da respiração, da consciência e equilíbrio do corpo promovendo relaxamento, diminuição da ansiedade e do estresse, ajudando a amenizar os sintomas da TPM, enxaquecas e na retenção de líquidos, ajuda nas disfunções pélvicas, como a incontinência urinária e a função sexual (fortalece os músculos do assoalho pélvico). Durante a gestação ajuda as mulheres a se adaptarem as alterações decorrentes dessa fase, ajudando também no parto e no pós parto. Melhora a massa óssea prevenindo a osteoporose, além de trazer a sensação de bem estar e melhora da qualidade de vida. Portanto é uma atividade indica para todas as fases da vida da Mulher, da adolescência à melhor idade.