
Massagem em Gestantes
Massagem em gestantes
“Com a evolução da gestação a maioria das grávidas sentem dores na coluna, isso ocorre primeiro pela ação hormonal que age sobre os músculos e ligamentos deixando-os mais flexíveis e instáveis que associados ao crescimento uterino e consequentemente crescimento do abdome, causam alterações posturais que geram desconfortos como dores no pescoço, nas costas, na região lombar e no nervo ciático.
O uso de medicamentos para alívio dessas dores não é recomendado na gestação. Então o que fazer para aliviar as dores? Uma dica simples é o uso de bolsas térmicas, de água quente ou de sementes, o calor relaxa a musculatura gerando um alívio dos sintomas.
A massagem terapêutica é outra opção segura e eficaz. Utilizamos a massagem para promover o equilíbrio muscular e alívio da dor. Através de manobras de amassamento e deslizamento conseguimos reduzir tensão muscular e utilizamos o toque muscular com intenção, isto é, através da massagem “mostramos” ao músculo sua verdadeira função, conseguindo aliviar dor, melhorar postura e promover bem estar para as grávidas.
Alguns cuidados ao realizar massagem em gestantes principalmente em relação ao posicionamento, a grávida não deve ficar de bruços e de barriga para cima apenas um pequeno período. O ideal é realizar com a grávida deitada de lado. Além disso, alguns pontos estimulam o trabalho de parto e não devem ser massageados. A pressão do toque deve respeitar um limite de segurança, pois o corpo da gestante está diferente do corpo de uma mulher não gestante, a grávida tem mais liquido, mais sangue e está nutrindo o bebê, portanto é uma massagem específica para este momento.
O bebê sente tudo o que está acontecendo no corpo da mãe. O toque diminui o stress, aumenta a liberação de endorfinas (prazer/bem estar), melhora a circulação e isso tudo é transmitido para o bebê, que com isso também se beneficia da massagem feita na sua mamãe.”
FT. Paola Girelli
Fisioterapeuta da Clínica Spacci