Saúde para uma vida bela

Nutrição

Terceira idade


Terceira idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o idoso é aquela pessoa com mais de 65 anos em paises industrializados e mais de 60 anos em países em desenvolvimento. O aumento dessa população está ocorrendo no mundo todo em decorrência de uma melhor qualidade de vida e de avanços da ciência e da tecnologia na área da saúde.

As principais causas de morte entre idosos podem ser prevenidas com medidas simples. As complicações causadas pela hipertensão arterial, diabetes e problemas cardíacos, por exemplo, podem ser minimizadas através de uma alimentação balanceada e individualizada. Existem alguns cuidados importantes que devem ser levados em contar no momento de elaborar um plano alimentar para os idosos, que em geral necessitam de medicamentos que podem prejudicar a absorção de nutrientes importantes. O adequado fornecimento de energia, vitaminas e minerais é fundamental para evitar doenças, melhorar o sistema imunológico e até mesmo prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, a textura, a temperatura e o aroma dos alimentos devem ser levados em conta, pois com o passar do tempo, há diminuição do paladar e alterações dentárias, o que pode prejudicar a ingestão dos alimentos.

Nutrição na atividade física


Nutrição na atividade física

Para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada que contenha todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas. O objetivo da alimentação para quem pratica uma atividade física é preparar o organismo para o esforço e fornecer os nutrientes necessários para a recuperação após o exercício. A ingestão alimentar do praticante de atividade física é individualizada e depende do tipo, intensidade e duração do exercício além de variar de acordo com os objetivos individuais, sejam eles a hipertrofia muscular, a melhora de performance, a perda de peso ou a melhoria da qualidade de vida.

A avaliação antropométrica (aferição de peso, altura e dobras cutâneas) é uma ferramenta importante para o monitoramento das alterações corporais decorrentes da ingestão alimentar e do treinamento.

Nutrição infantil


Nutrição infantil

A infância é o momento onde a criança vai crescer e se desenvolver e, nesta fase, a alimentação adequada é fundamental. A alimentação da criança começa na barriga da mãe e, após o nascimento, cuidados com a amamentação, o desmame e a introdução de alimentos novos é sempre um desafio para as mães, principalmente as de primeira viagem.

Infelizmente o que vemos hoje é um quadro bastante preocupante. As crianças se alimentam daquilo que é gostoso, sem se preocupar com a qualidade dos nutrientes ingeridos. As quantidades exageradas de calorias e gorduras, somadas a ingestão de poucos nutrientes importantes, geram um quadro extremamente nocivo, o que pode comprometer o desenvolvimento físico, intelectual e mental da criança, além do excesso de peso, queda do sistema imunológico, baixa aptidão física e maior risco de aparecimento de doenças precoces, com grande chance de ser um adulto com uma saúde precária e um idoso com problemas de saúde.O incentivo ao consumo de alimentos saudáveis desde o início da infância e o exemplo de refeições saudáveis realizadas pelos pais ajudam a criança a se alimentar melhor.

Obesidade


Obesidade

O sobrepeso e a obesidade afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, inclusive crianças, e está relacionada com o aumento do risco de aparecimento de outras doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares. A facilidade de adquirir alimentos, a grande diversidade de alimentos disponíveis no mercado, os avanços tecnológicos, o estresse e o sedentarismo favorecem o agravamento da obesidade.

O quadro de obesidade instala-se quando há um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas pela dieta e a quantidade de energia gasta durante o dia. Quando a energia ingerida é maior que a energia gasta durante um longo período de tempo, há aumento do peso corporal. Uma alimentação equilibrada e individualizada visando uma reeducação alimentar, aliada a uma prática regular de atividade física, favorece a perda de peso e a melhoria da qualidade de vida.

Alimentação na gravidez


Alimentação na gravidez

Deve-se dar muita atenção na alimentação da gestante desde o início da gravidez, e se possível até mesmo antes da gestação. O planejamento das refeições tem por objetivo suprir as necessidades adicionais de energia e nutrientes, para que o organismo suporte as exigências metabólicas da gravidez, sem um ganho de peso excessivo. A necessidade energética diária da grávida é individualizada e varia de acordo com a idade, nível de atividade física e peso pré-gestacional, além do estágio da gestação.

Uma alimentação bem planejada proporciona uma melhor qualidade de vida para a mulher e um adequado crescimento do bebê durante toda a gestação.

Alimentação no pós-parto


Alimentação no pós-parto

A alimentação equilibrada é igualmente importante no pós parto e na amamentação, pois durante este período há um aumento das necessidades energéticas do organismo para a produção do leite. E o maior gasto calórico neste período, aliado a uma alimentação balanceada, favorece a perda do peso adquirido durante a gravidez.

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