Fisioterapia pélvica: disfunção sexual feminina
Muitas mulheres sofrem de disfunções sexuais, que são problemas durante algumas das fases do ciclo de resposta sexual, que a impedem de chegar ao prazer durante a relação, o que afeta sua qualidade de vida. A grande maioria dessas mulheres não procura tratamento e sofre com esse problema por toda a vida. É muito importante que a mulher procure tratamento.
O ciclo de resposta sexual da mulher é dividido em quatro fases: Excitação (vontade pelo sexo); Platô (fase próxima do orgasmo); Orgasmo (clímax da resposta sexual) e Resolução (fase de recuperação do corpo).
As principais Disfunções são: falta de desejo sexual, dor pélvica; falta de orgasmos; vaginismo e dor durante a relação sexual. As causas podem ser várias, como fatores físicos e hormonais, menopausa, uso de medicamentos, fatores psicológicos e sociais.
A fisioterapia pode ajudar essas mulheres. Através de uma avaliação minuciosa podemos propor um tratamento adequado, com técnicas fisioterapêuticas que vão ajudar no relaxamento da região, no auto conhecimento, no fortalecimento, alívio de dores e consequentemente melhora dos sintomas sexuais.