Saúde para uma vida bela

Benefícios do Ballet Clássico - O uso de sua técnica para reabilitação corporal.

O ballet clássico como atividade física nos traz inúmeros benefícios, tais como:

Aprendemos a respirar corretamente, usando-a favor do movimento que está sendo realizado, trabalhando todo o sistema cardiovascular e respiratório.

Na técnica do ballet é indispensável boa postura, trabalhamos com todos os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção e sustentação da postura sendo eles (abdominal,peitoral e das costas),Essa boa postura adquirida por esta atividade física proporciona a realização das atividades do dia dia com movimentos mais precisos e seguros,articulações protegidas e menos gasto energético.

O ballet com sua metodologia aplicada realiza o alongamento e fortalecimento de todos os músculos do corpo, evitando dores e lesões .Nos proporciona a hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação.

Além de todos os benefícios vistos até agora ,não podemos esquecer da queima de calorias, o ballet segundo estudiosos foi considerada a atividade mais completa e com maior gasto calórico.Pois nela trabalhamos aeróbico,anaeróbico,condicionamento físico entre outros.

A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios do ballet ,não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular e com a  atividade adquirimos todas essas qualidades.

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios , a complexidade dos movimentos aumenta a cada estágio, exigindo mais agilidade e coordenação motora.

Aqui na Clínica Spacci junto com professoras formadas e atuantes, adaptamos a técnica do ballet clássico para atender as mulheres em suas diferentes Fases da Vida, trabalhando delicadamente cada músculo com exercícios planejados.
É a felicidade em ter um corpo saudável aceitando seus limites e o prazer de compartilhar alegria e sentimentos mantendo a mente ativa.
É a arte do movimento aliada a música proporcionando bem estar incomparável.

Disfunção Sexual Feminina

Muitas mulheres sofrem de disfunções sexuais, que são problemas durante algumas das fases do ciclo de resposta sexual, que a impedem de chegar ao prazer durante a relação, o que afeta sua qualidade de vida. A grande maioria dessas mulheres não procura tratamento e sofre com esse problema por toda a vida. É muito importante que a mulher procure tratamento.

O ciclo de resposta sexual da mulher é dividido em quatro fases: Excitação (vontade pelo sexo); Platô (fase próxima do orgasmo); Orgasmo (clímax da resposta sexual) e Resolução (fase de recuperação do corpo).

As principais Disfunções são: falta de desejo sexual, dor pélvica; falta de orgasmos; vaginismo e dor durante a relação sexual. As causas podem ser várias, como fatores físicos e hormonais, menopausa, uso de medicamentos, fatores psicológicos e sociais.

A fisioterapia pode ajudar essas mulheres. Através de uma avaliação minuciosa podemos propor um tratamento adequado, com técnicas fisioterapêuticas que vão ajudar no relaxamento da região, no autoconhecimento, no fortalecimento, alívio de dores e consequentemente melhora dos sintomas sexuais.

Busque informações.
Agende uma avaliação.

Tratamento Incontinência Urinária

A incontinência urinaria, é qualquer perda involuntária de urina. É comum entre as mulheres, podendo acometer até 50% delas em alguma fase da vida.

Os tipos mais comuns de incontinência são:

  • Incontinência Urinária de Esforço: É a perda involuntária que ocorre após o exercício físico, tosse ou espirro.

  • Incontinência Urinária por Urgência: É a perda involuntária de urina acompanhada ou precedida imediatamente de urgência urinária.

  • Incontinência Urinária Mista: É a perda involuntária de urina associada a urgência e também ao esforço, exercício físico, tosse ou espirro.

 

O tratamento da incontinência urinaria pode ser clínico ou cirúrgico.

A fisioterapia tem sido indicada como método de primeira escolha para o tratamento das disfunções miccionais.

Os recursos que utilizamos para tratar a incontinência urinária feminina são:

  • Eletroterapia

  • Biofeedback

  • Cones Vaginais

  • Treinamento dos músculos do assoalho pélvico.

Se você perde urina, converse com seu médico e faça uma avaliação com uma de nossas fisioterapeutas. A incontinência urinária não é normal, não faz parte da vida da mulher e deve ser tratada sempre. Informe-se.”

Ft.Paola Girelli

Yoga para crianças

Nós adultos estamos vivendo em um ritmo muito acelerado e isso está influenciando a vidas das nossas crianças. Precisamos repensar o modo de vida, aprender a respirar, relaxar, esperar e viver o momento presente.

A busca não está fora e sim dentro de cada um de nós. As aulas de yoga para as crianças buscam trazer essa calma, essa paz e proporciona-las a capacidade de descobrir sua essência, aprender desde cedo a estaremos centrados dentro de si.

Durante as aulas, realizamos diversas posturas, respiração, relaxamento e meditação, sempre de forma lúdica.

A prática de Yoga na infância traz inúmeros benefícios, como: consciência corporal, fortalecimento e flexibilidade muscular, equilíbrio físico e mental, aprendizado da respiração correta, melhora concentração e ansiedade e aprendem a entender seus sentimentos. Estudos científicos comprovam que a meditação melhora a memória e aumenta a capacidade emocional para lidar com situações de stress e trauma.

É claro que nós pais, devemos ter paciência e incentivá-los à prática, pois são aprendizados e benefícios a longo prazo.

Experimente com seu filho esta postura: Peça para ele ficar de 4 apoios, olhar fixamente em um ponto à frente; peça para elevar a perna Direita e ao mesmo tempo o braço Esquerdo e permanecer por 10 segundos. Retornar à posição de 4 apoios e realizar trocando os membros. Aumentar gradativamente o tempo de permanência nesta postura. Benefícios: equilíbrio, concentração e força.

Agende uma aula experimental.

 

Preparo perineal na gestação

O períneo é a musculatura que envolve a vagina. Durante a gestação recebe influências hormonais que o deixam mais flexíveis, super importante para o momento do parto, porém muitas vezes ele não tem uma flexibilidade ideal o que pode acarretar algumas lesões no momento do parto.

O preparo dessa musculatura durante a gestação, através de exercícios, massagens e uso do epi-no evita as lacerações (cortes) e episiotomia.

A contração muscular é importante para o fortalecimento dessa musculatura que ajudará na sustentação dos órgãos pélvicos e evitará as perdas urinárias. Porém quando estamos grávidas e nos preparando para o parto normal precisamos trabalhar o relaxamento muscular, o que muitas pessoas esquecem de realizar. O bebê no período expulsivo, que é o momento do nascimento, irá passar pelo períneo e se tivermos um músculo tenso, rígido, com pouca flexibilidade poderá ocorrer lacerações (cortes) nessa região. A grávida precisa aprender a relaxar ao máximo o períneo. Para ajudar a aumentar a flexibilidade e relaxamento, a massagem perineal realizada a partir de 32 semanas é uma técnica já estudada e comprovada. Além disso por volta das 35 semanas a grávida também pode optar pelo uso do epi-no, aparelho alemão, que consiste num balão que é introduzido na vagina e com ele trabalhamos 3 etapas: primeiramente é realizado exercícios que visam o fortalecimento e o relaxamento da musculatura, num segundo momento insuflamos esse balão para aumentar a flexibilidade e por último a grávida expulsa o balão, simulando o parto, proporcionando um sensação similar ao nascimento do bebê.

Tanto a massagem quanto o epi-no tem o objetivo de alongar e relaxar essa musculatura e as gestantes que realizam esse preparo apresentam menos chance de cortes durante o parto. A vantagem do epi-no sobre a massagem é a consciência que a grávida tem sobre o canal vaginal (canal do parto) e expulsão. Relatos de pacientes nos mostram isso "O Epi-no para mim fez toda diferença na hora do parto. Não pratiquei todos os dias como recomendado, mas realmente dá pra ter uma noção real do que será o parto. Durante os exercícios de expulsão do epi-no eu consegui trabalhar a concentração e respiração que foram fundamentais na hora do parto.” Infelizmente as gestantes não são estimuladas a realizar esse preparo porém é de fundamental importância.

Paola Girelli

Fisioterapeuta especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Spacci

 

  • Rua das Monções, 1109 - Santo André, SP
  • Fone: 4990-0717 / 4427-4177
  • CREFITO: 5239-SP